A periodontia á a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e ao tratamento das doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, nomeadamente nas gengivas, osso e ligamentos.

Doença Periodontal

A doença periodontal é uma infeção causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço entre a gengiva e o dente, a qual permite a acumulação de resíduos alimentares e bactérias. Habitualmente, trata-se de uma doença crónica que muitas vezes é desconhecida pelo paciente, sendo determinante manter uma boa higiene oral e visitar o médico dentista pelo menos de 6 em 6 meses. É também a principal causa para a perda de dentes em idade adulta.

Os principais sinais de alerta da doença periodontal são:

  • Sangramento das gengivas
  • Gengiva vermelha ou inchada
  • Mau hálito
  • Sensibilidade dentária
  • Dentes com mobilidade

Principais doenças periodontais

1. Gengivite

A gengivite trata-se de uma inflamação das gengivas provocada pela falta de higienização dos dentes, podendo surgir sem causar qualquer tipo de dor. Manifesta-se através do sangramento das gengivas à escovagem ou pelo simples sangramento espontâneo. O seu tratamento passa pela realização de uma destartarização, ou seja, pela limpeza e remoção do tártaro em redor dos dentes. Quando não tratada, a inflamação pode evoluir para uma periodontite.

2. Periodontite

A periodontite é uma inflamação destrutiva das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes, causada pela presença de placa dentária. Evolui muitas vezes de forma silenciosa, pelo que se deve ter em atenção a alguns sinais, nomeadamente mau hálito, sensibilidade ao frio ou hemorragia. Quando não tratada de forma atempada, a periodontite evolui para um estado mais grave e criar uma bolsa periodontal mais funda, levando à perda de osso e ligamento, o que em muitos casos provoca a mobilidade do osso e é ode mesmo ser aconselhada a sua extração. O tratamento mais indicado é a raspagem para retirar o tártaro e a placa bacteriana. Em situações mais graves pode ser necessário recorrer à cirurgia.

 

Os nossos serviços

Profissionais qualificados

Os nossos médicos são profissionais reconhecidos e qualificados em saúde oral

Atendimento personalizado

O nosso serviço é adaptado às necessidades e características de cada paciente

Conheça a nossa equipa!

Escolha o seu médico e clínica pretendida.

Pedido de Informação/Marcação