É a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento da saúde oral das crianças. Tem como principal objetivo garantir a função fonética, mastigatória e estética, dando especial importância ao crescimento da primeira dentição, nomeadamente os dentes de leite.

A 1º Consulta com o Odontopediatra

A primeira consulta de Odontopediatria deve ser realizada após o nascimento dos primeiros dentes de leite, ou no máximo, até ao primeiro ano de idade da criança. Em situações normais a visita ao odontopediatra deve ser feita de 6 em 6 meses, no entanto, quando existem riscos elevados de cárie ou outras doenças, a periodicidade deve ser mais reduzida.
É nesta primeira consulta que a criança conhece o odontopediatra, o espaço e todos os instrumentos utilizados no âmbito da mesma. Torna-se por isso importante que o médico tenha uma especial atenção à forma como processa o atendimento da criança, proporcionando-lhe um ambiente agradável e familiar, de forma a controlar a sua ansiedade, medo e dor.
Durante esta consulta o odontopediatra aproveita para realizar uma avaliação do estado da saúde oral da criança, nomeadamente o risco para cáries ou outras doenças. Para além disso, são também abordados os temas da alimentação e da escovagem, fundamentais para a manutenção de uma boa saúde oral.
No final da consulta, o médico, caso se aplique, apresenta o diagnóstico aos pais e o respetivo plano de tratamentos.

 

Os nossos serviços

Profissionais qualificados

Os nossos médicos são profissionais especializados em saúde oral infantil

Atendimento personalizado

O nosso serviço é adaptado às necessidades e características de cada criança

Conheça a nossa equipa!

Escolha o seu médico e clínica pretendida.

Pedido de Informação/Marcação